terça-feira, fevereiro 25, 2014

Aprenda a ler a lista de ingredientes - Parte 1

Muitas vezes vamos comprar um produto cosmético ou alimentar e não sabemos o que estámos a comprar verdadeiramente. A lista de ingredientes pode ser extensa e confusa, à primeira vista pode até parecer desorganizada. Mas a verdade é que tudo está organizado de um certa forma:

Toda a lista de ingredientes de um cosmético ou alimento está escrita de acordo com a quantidade do ingrediente no produto, começando pelo que existe em maior quantidade (no inicio da lista) e finalizando no que existe em menor quantidade.

Assim sendo, num cosmético por exemplo é costume aparecer em primeiro lugar a Água, Glicerina,...
em ultimo lugar os corantes e os perfumes.

Num cosmetico

Num alimento

Nessa parte um, o foco é os cosméticos!

Principios Ativos:

O que é um principio ativo?

"Parte do medicamento que responde pela ação farmacológica deste, ou seja, substância que causa a ação esperada. " [1]

Quais os princípios ativos mais comuns?

Cada produto cosmético tem o seus principios ativos, então é muito dificil fazer uma lista de todos os que existem e da sua ação no organismo. Alguns são mais comuns e aparecem em vários cosméticos (Glicerina, Alantoina, Tocopherol, Pantenol...), aqui eu fiz uma pequena lista daqueles que considero os que mais aparecem. 

Ácido Ascórbico (Ascorbic Acid) - Derivado da vitamina C. Não é uma forma muito estavel de vitamina C, tornando-se mais estavel quando associado à glucose (ascorbic acid glucoside). Estimula a produção de colagénio.


Alantoína (Allantoin) - É um composto quimico produzido por vários organismos como animais, plantas e bacterias. Tem propriedades regeneradoras, anti-inflamatorias, anti-irritantes e hidratantes. Aparece normalmente em concentrações entre os 0,1 e 2%.

Ácido Glicólico (Glicolic Acid) - É um AHA, extraido da Cana do Açucar. Usado para tratar machas devido às suas propriedades exfoliantes. Mais eficaz em concentrações até 10% momento a partir do qual perde algumas propriedades.

Ácido Kójico (Kojic Acid) - Extraido de um fungo Japones, o Koji. Usado no tratamento de manchas, é menos eficaz que o Ácido Glicólico.

Ácido Salicilico (Salicylic Acid) -  É um BHA com propriedades queratolíticas (esfoliantes), antimicrobianas, e ajuda a regular a oleosidade. É usado para problemas de caspa, dermatite seborréica, ictiose, psoríase e acne.

Ácido Hialuronico (Hyaluronic Acid) - Ajudar a reter a água na camada fosfolipidica.

Panthenol - Derivado da vitamina B5. Tem propriedades anti-irritantes, Hidratantes e emoliantes. Ajuda a regenerar a pele, melhora a cicatrização de feridas e cicatrizes. Usado um produtos capilares ajuda a espessar e hidratar o fio deixando-o com uma aparecencia brilhante.

Retinol/Retynil Acetate - Derivado da Vitamina A. Aumenta a produção de colagénio e elastina pela derme.

Niacina (Niacin)/Niacinamida (Niacinamide) - Derivado da Viatamina B3. Comunicador celular que oferece multiplos beneficios anti-idade à pele. Protege a pele do sol, aumenta a elasticidade, aumenta a função de barreira da pele, estimula a microcirculação, ajuda a eliminar manchas e a manter um tom uniforme na pele.

Glycine Soja (Feijão de Soja) - Alguns estudos provaram que é eficar a reduzir o crescimento de pelos. Tem propriedades antioxidantes pois é rica em vitamina E, um dos seus componentes a Genistein estimula a produção de colagenio,aumentado a elastecidade da pele. Tem também propriedades emoliantes e hidratantes.

Glicerina (Glycerine) - Pode ser de origem animal ou vegetal. Ajuda a manter a pele hidratada. Não causa alergias, pode ser usada em pele sensível ou irritada.

Tocopherol/Tocopheryl Acetate - Derivado da vitamina E. É Antioxidante.

Corantes:

O tema corantes é vasto e eu poderia ficar aqui a escrever um livro sobre isso. No entanto vou aqui falar do essencial. Aquilo que todos precisam saber.

Primeiro é preciso saber o tipo de corantes que existem (espero que todos saibam o que é um corante):

Corantes naturais: São aqueles obtidos a partir de vegetais ou ,eventualmente de animais.
Corantes artificiais: São aqueles obtidos por processo de síntese,com composição química definida.
Corantes sintéticos idênticos aos naturais: São aqueles cujas estruturas químicas são semelhantes às dos corantes naturais, porém são sintetizados em laboratório.
Corante inorgânico ou pigmento: É aquele obtido a partir de substancias minerais e submetido a processos de elaboração e purificação adequados ao seu emprego em alimentos.
Então como é que eu sei qual o tipo de corante que está presente naquele produto que eu comprei?

Bem para facilitar tudo isto existe um sistema de numeração mega util que todos deviam saber !
Principalmente se voce é alergico a produtos sinteticos ou vegan e por isso so pode usar produtos com corantes naturais! (No caso dos vegan tem de ser vegetal mesmo!) . Estou até a preparar um post sobre o assunto dos corantes vegetais.

(Tabela com os tipos de corantes segundo o INS) [2]

Bem dando uma olhada na tabela já fica muito mais fácil de perceber. Os corantes que costumam aparecer nos cosméticos são os CI.

Referências:
[1] http://www.sinprafarmas.org.br/
[2] http://sosvivegan.blogspot.pt/2013/11/corantes-origem-animal-vegetal-ou-sintetica-vegan.html



Sem comentários:

Enviar um comentário

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!