segunda-feira, abril 21, 2014

As Aboboreiras da minha horta

Começaram a nascer entre os raios de sol e as gotas de chuva as bonitas aboboreiras. Olhem como crescem...
Cada dia maiores!



Em breve, muito em breve darão abóboras que irão guarnecer as sopas e outras comidas cá de casa. 
Algumas dicas de plantio:

Clima: As aboboreiras gostam de climas quentes (mais de 18ºC), dificilmente sobrevivem a temperaturas inferiores a 10ºC.

Luminosidade: Podem ser cultivadas em lugares ensolarados com com luminosidade parcial, desde que haja luminosidade.

Solo: Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com boa disponibilidade de nitrogênio.

Irrigação: Irrigue de forma a manter o solo sempre húmido, sem que fique encharcado.

Plantio: Plante as sementes de abóbora ou moranga no local definitivo na horta, fazendo covas de 45 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro para cultivares cujas plantas tem grande porte, e de 30 cm de profundidade e 50 cm de diâmetro para outros cultivares. A terra retirada de cada cova deve ser adubada com esterco bem curtido, húmus de minhoca ou composto orgânico. Após fechar a cova com a terra já adubada, irrigue e coloque 2 ou 3 sementes a cerca de 2 cm de profundidade.

Tratos culturais: Uma adubação pode ser feita se as plantas não estão a crescer vigorosamente.
A presença de insetos polinizadores, principalmente abelhas, é necessária para a polinização das flores e a formação dos frutos. Se não houver abelhas e não houver formação de frutos, realize a polinização das flores manualmente com a ajuda de um pequeno pincel de cerdas suaves

Colheita: A colheita da abóbora ou da moranga pode começar de 85 a 150 dias depois do plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. Colha a abóbora ou a moranga quando o talo do fruto ficar amarelo ou marrom.

1 comentário:

  1. eu plante e estavam ja dando frutos mas pegou o tal do oidio e matou tudo pq aqui em curitiba chove muito e não consegui dominar o fungo que se espalho e ja era se tiverem dica para o oidio ou mildio agradeço !

    ResponderEliminar

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!