sábado, março 29, 2014

[Receita] Croquetes de Lentilhas

Lembram aquele post que eu fiz sobre como fazer lentilhas estufadas (se não lembra clique aqui)?

Pois bem , hoje trago uma receita que usa lentilhas estufadas. É muito simples de fazer, alem de lentilhas estufadas vamos usar apenas outros dois ingredientes: Aveia! (pode experimentar trocar aveia por arroz, devem ficar uns croquetes mais macios hehe) e Pão ralado com ervas.

Atenção a uma coisa, não se esqueça de retificar o sal. Como vamos colocar aveia a mistura vai ficar mais insonsa.

Ingredientes: 
  • Lentilhas estufadas (Veja a receita aqui)
  • Aveia
  • Pão Ralado com ervas (oregão, alho e salsa)
Preparação:

1- Colocar as lentilhas estufadas ao lume ate ficarem quentes.
2- Juntar ás lentilhas estufadas um pouco de aveia ate obter uma massa algo consistente (Atenção que a aveia hidrata! Não coloque aveia ate a massa ficar dura deixe ela um pouco mole e espere uns 5 minutos , veja de novo a massa , ta demasiado mole? junte mais um pouco).
3- Deixe cozinhar um pouco e retifique os temperos.
4- Deixe arrefecer a massa.
5- Quando estiver fria, dê a forma de croquete, molhe as pontas dos dedos num pouco de água passando-os pelo croquete para que fiquem húmidos e agarrem melhor o pão ralado.
6- Passe por pão ralado e coloque num tabuleiro.
7- Leve ao congelador/geladeira por uns minutos.
8- Estão prontos a fritar, ou caso não queria pode congelar.

Bom Apetite!

sexta-feira, março 28, 2014

[Receita] Queijo Vegan (Tipo Parmesão)

Este queijo é um otimo substituto do queijo parmesão tradicional. Fica bem em empadões, pizzas, massas, legumes gratinados no forno... Encontrei esta receita no blog Patricia is Cooking e fiz uma ou outra adaptação. Como nao tinha caju usei amendoas e adicionei um dente de alho para dar mais sabor!
Ingredientes:
  • 100g de Amendoa ou caju (usei amendoa)
  • 1~2 colheres de sobremesa de Vinagre
  • 1~2 colheres de sopa de Levedura de cerveja
  • 1 dente de alho Alho (ou meio dente, se quiser menos forte)
  • Sal e Pimenta
Preparação:

Juntar todos os ingredientes e bater numa picadora.

Com 1 colher de Vinagre e 1 de Levedura de cerveja obtemos um queijo mais suave.
Com 2 colheres de Vinagre e 2 de Levedura de cerveja obtemos um queijo mais forte.

Bom Apetite!

quinta-feira, março 27, 2014

Earth Hour 2014


Dia 29 de Março é dia de repensar valores, de parar por uma hora e pensar o que posso fazer pelo meu planeta?
Das 20h30 - 21h30 (hora local de cada pais), é a hora de apagar as luzes.
Este evento global não costuma ter uma grande adesão em Portugal, mas a nivel internacional são muitas as ações realizadas: Concertos ao ar livre, jantares de velas, serões pela noite dentro, marchas pelo planeta.

Este ano, por cá, vai haver Yoga ao ar livre: http://yogapeloplaneta.magbe.com.pt e Workshops realizados pelo IMT(Instituto de medicina tradicional).
E temos  80 as cidades a apagar as luzes e muitas outras milhares em todo o mundo.

Mas o que é afinal a Hora do planeta:

A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.
Um ano depois a Hora do Planeta tornou-­se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.
Marcos globais, como a Sydney Harbour Bridge, a Torre CN, em Toronto; a Ponte Golden Gate, em São Francisco; o Coliseu de Roma, entre muitos outros, ficaram às escuras como símbolos de esperança por uma causa que se tornava mais urgente a cada hora e em qualquer parte do mundo."
Fonte: WWF Portugal
Cá por casa apaga-se as luzes desde 2009 :) Contamos contigo! Participa e partilha esta ideia!
Video Oficial:



quarta-feira, março 26, 2014

[Receita] Lentilhas estufadas

As lentilhas são uma leguminosa muito saborosa. Mesmo sem tempero parece que já estão temperadas, isto porque têm um sabor muito característico. Cozidas com sal, uma folha de louro e um dente de alho ficam óptimas para guarnecer saladas frias.

São uma boa fonte de proteínas, fibra e minerais, sobretudo ferro e magnésio . Ajudam a combater o mau colesterol, a anemia e os diabetes.

Hoje venho apresentar uma receita multiusos... Lentilhas estufadas! Podem ser usadas em várias receitas.
Podem ser comidas estufadas com arroz e salada ou utilizadas como base para outras receitas:

- Croquetes de Lentilhas
- Pasteis de Lentilhas
- Empada de Lentilhas
- Rissóis de Lentilhas
- Sopa de Lentilhas


A receita base é assim...


 Ingredientes:
  • 1 Cebola
  • 2 Alhos
  • Azeite
  • 2 folhas de louro
  • 1 Xícara de Lentilhas
  • Água
  • 1 Tomate e polpa de tomate
  • 1 Cenoura
  • Aipo
  • Cominhos, Sal e pimenta q.b
Preparação:

1- Demolhar as lentilhas durante cerca de 3 horas.
2- Cozer as lentilhas em água com sal, louro e um dente de alho.
3- Fazer um refogado com alho, louro, cebola e azeite.
4- Juntar cenoura ralada ,um pouco de aipo, o tomate e a polpa de tomate ao refogado.
5- Juntar as lentilhas (cozidas e escorridas) e temperar com cominhos, sal e pimenta.
Nota: Guarde a água de cozer as lentilhas para ir adicionando ao guisado conforme for reduzindo.
6- Deixar estufar ate ficarem bem cozidas.

Bom Apetite!

domingo, março 23, 2014

Terapia das Cores

Introdução Histórica

Várias foram as civilizações antigas, como a egípcia, a grega, a indiana, a chinesa e outras que fizeram uso das cores para tratamentos de saúde. Na China e na Índia a cor era mais relacionada à Mitologia e à Astrologia.

A Helioterapia (Terapia dos Raios Solares) era bastante utilizada na Grécia e receitada por médicos como Hipócrates (O Pai da Medicina).

Os egípcios construíram templos de cura com salas que tinham janelas de cristal ou vidro que filtravam a luz que emanava as cores do espectro. As pessoas passavam por um diagnóstico e depois eram colocadas em uma sala que emanava a cor da qual precisavam. Eles também usavam os cristais, pois acreditavam que eles possuíam as cores puras do Universo.

Durante a Idade Média, no Ocidente, a Cromoterapia era usada somente por iniciados, uma vez que a Igreja Católica considerava sua prática como bruxaria.

O físico Isaac Newton, em 1665, descobriu que a luz branca do sol, ao atravessar um prisma, decompunha-se em sete cores fundamentais: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Assim, as cores são vibrações diferentes do espectro luminoso, cada qual com um comprimento de onda diferente.

Actualmente a cromoterapia (terapia pelas cores) tem vindo a ser desenvolvida de forma mais organizada graças ao desenvolvimento tecnológico e cientifico, sendo usada como complemento no tratamento de doenças.


Cores: Interpretação e Efeitos

Sabemos que as cores têm o poder de influenciar o humor, as emoções e o comportamento das pessoas. Muitos acreditam que o uso de uma determinada cor em um ambiente ou mesmo em roupas é capaz de atrair os sentimentos e energias associados a essa cor. Conheça o significado de cada cor e o seu efeito:

Interpretação das cores:

Vermelho - Essa é uma cor estimulante, associada a emoções explosivas, como paixão e raiva. É a cor do sangue, e por isso simboliza força, vitória e liderança. Por outro lado, por ser tão intensa também é associada à agressividade e aos conflitos.

Laranja - É símbolo de coragem, gentileza e otimismo. Costuma ser associada à gentileza e equilíbrio de emoções.

Amarelo - Transmite luz, energia e calor. É símbolo de criatividade e juventude, além de irradiar alegria. Torna os ambientes leves e descontraídos. É culturalmente associada à prosperidade material.

Verde - Cor da esperança. Devido à sua inevitável associação com a natureza, simboliza vida, saúde e fartura. Fertilidade, crescimento e renovação também são significados atribuídos à cor verde.

Azul - É a cor dos sonhos, da imaginação. O azul é associado à sinceridade, tranquilidade, fidelidade e ternura. Também expressa conhecimento, cultivo do intelecto, segurança e paz de espírito.

Violeta - Associada à magia, essa cor representa intuição e espiritualidade. Simboliza também dignidade, respeito e nobreza. Acalma a mente e fortalece a consciência.

Rosa - A cor rosa é uma espécie de vermelho atenuado pela presença do branco. Representa beleza e romantismo. Culturalmente associada ao feminino, simboliza delicadeza.

Marrom - Representa disciplina, obediência e responsabilidade. Também expressa maturidade, segurança e consciência.

Cinza - Por ser um misto de preto e branco, a cor cinza simboliza equilíbrio. Entretanto, seu excesso transmite indecisão e falta de vigor.

Preto - Cor associada ao mistério. Culturalmente simboliza luto e introspecção, mas também expressa qualidades como sobriedade e sofisticação.

Branco - Expressa sinceridade. Também representa inocência, espiritualidade e paz.

Os efeitos das cores:

Vermelho: Proporciona energia e vitalidade. Estimula o sangue e liberta a adrenalina (Aumenta a pressão sanguinea, o ritmo respiratório). Ajuda a combater os resfriados (sem febre). Alivia o cansaço e suaviza as dores de origem reumática.

Laranja: (e cores alaranjadas) Tonificam, combatem a fadiga, estimulam o sistema respiratório e conservam  o cálcio no organismo. Desenvolvem o optimismo.

Amarelo: Estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração dos  problemas ósseos, combate a  prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimulante intelectual.

Verde: Favorece o equilíbrio hormonal, estimula os órgãos digestivos, tem acção refrescante e anti-infecciosa. Contribui para aliviar a insónia.

Azul: Calmante, analgésico, indicado nas infecções com febre. Actua no sistema nervoso, vasos, artérias e todo o sistema muscular 
(Redução suave da frequência cardíaca, diminuição do ritmo respiratório, redução da pressão sanguínea, inibidor de descargas de adrenalina, ligeiro efeito hipnótico no sistema nervoso centra). Combate o egoísmo e favorece a harmonia.

Índigo: Acção coagulante. Actua directamente na corrente sanguínea. Deve ser utilizado nos casos de ferimentos e hemorragias em geral. Estimula os cincos sentidos e a intuição.

Violeta: Acção calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos. Bom nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação da pele e dor ciática. reduz os medos, a  angústias e diminui a irritação.

É interessante estabelecer relações entre as cores. Repare como os Vermelho-Azul são cores opostas: A primeira estimulante, aumenta o ritmo cardiaco e respiratório. A segunda calmante, tem o efeito contrário, diminui a pressão sanguinea e ajuda no relaxamento.
Podemos dizer que as cores quentes (Vermelho, Amarelo, Laranja) são cores mais estimulantes, usadas para ativar a circulação sanguinea, e que cores frias (Azul, índigo, Violeta) são cores calmantes, usadas para relaxamento.

quinta-feira, março 20, 2014

#1 As minhas compras


Hoje foi dia de compras. Para aproveitar algumas promoções e comprar comidinha saudável a preço mais reduzido.
E resolvi partilhar as minhas compras com voces! Aqui vai...


1- Cranberries da SEEBERGER 

Os Cranberries ou Arandos Vermelhos são bagas da familia dos mirtilos muito saborosas e levemente ácidas.
Estes frutos, que crescem de modo silvestre à beira da estrada, têm propriedades antioxidantes únicas e protegem contra as infecções urinárias (porque impedem as bacterias E-coli de se fixarem na bexiga e causarem estas infeções!) , entre outros benefícios para a saúde.
São ricos em vitamina C que reforça o nosso sistema imunitário.
Costumo compra-los secos, mas também existem em sumos.
Uso os arandos em scones (ficam deliciosos!) ou para juntar ao iogurte. Mas podem ser usados de várias maneiras é só ter inspiração.

2- Papaia 

Deliciosamente doce, com tons almiscarados e uma consistência suave e amanteigada, a papaia era respeitavelmente chamada de «fruta dos anjos» por Cristóvão Colombo.
É rica em vitamina C e Carotenoides (Beta-caroteno) que ajudam a manter a pele bronzeada e bonita ,é também uma boa fonte cálcio e potássio.
Ajuda a combater os efeitos secundários da radioterapia nos doentes com cancro devido à presença de papína (uma enzima que existe na papaia).
Consumida fermentada, utiliza-se na prevenção do envelhecimento geral, sendo muito utilizada em doenças neurológicas como Parkinson e Alzheimer.

3- Bebida de Soja ALPROSOYA

Os clássicos nunca saem de moda! A Alpro Bebida Original é uma excelente fonte de proteínas, cálcio e vitaminas. E mesmo que não lhe pareça nada de especial, vai surpreender-se com o seu sabor! Ao natural, bem quente nos seus cereais ou nos seus cozinhados, mantém sempre a textura leve e suave que você adora! Fonte natural de proteínas e vitaminas B2 e B12, esta bebida alimenta e satisfaz o seu corpo de uma forma especial!

4- Sumo Green Juices Pepino & Aipo SONATURAL

Um sumo natural com Maça, Pepino, Aipo, Espinafres e Limão. Sem adição de água, corantes, conservantes ou açúcar. A SoNatural conserva os seus sumos apartir do metodo HPP (hiperpressão a frio) Tem uma cor linda e verde, que chama a atenção e dá vontade de beber!

5- Sumo de Frutos Vermelhos SONATURAL

100% Fruta, 0% coisas artificiais. Cada embalagem de 750ml tem 9 maças, 2 bananas, 30 framboesas, e 60 mirtilos. Uma verdadeira bomba antioxidante que nos vais proteger dos efeitos dos radicais livres.

6- Sumo Green Juices Beterraba SONATURAL

Um sumo natural com Maça, Cenoura, Beterraba e Gengibre. Sem adição de água, corantes, conservantes ou açúcar. Era o ultimo na prateleira, fui um sortudo por consegui-lo hehe. Com uma cor roxa (proveniente da beterraba) que chama a atenção.
Confesso, estes foram os meus primeiros sumos com vegetais e são muito saborosos! Vou começar a fazer os meus próprios sumos com frutas e vegetais que acham? Depois venho cá contar tudo!



domingo, março 16, 2014

Como preparar o teu iogurte?



 Hoje trago algo diferente . Além de um post aqui no blog, decidi começar uma conta no youtube, e fiz um video (o meu primeiro video) para acompanhar este post !


Vou-vos mostrar como preparo o meu iogurte.
Para ficar um iogurte com substância, (saudável e mais completo) junto ao iogurte os seguintes ingredientes:

- Um cereal - No video usei a aveia, mas existem outras opções como o trigo sarraceno ou o amaranto.
- Sementes - Usei linhaça, sesamo, papoila, girassol. Pode usar sementes de chia, abóbora.
- Frutos secos - Usei amendoas e passas, outras opções são: nozes, noz-peca, figo seco, tamara, amendoim, caju, avelãs, coco seco, etc.
- Um fruto fresco - Usei banana, podem usar : frutos vermelhos, pessego, papaia, manga... Nao aconselho frutos citricos, laranja, tangerina, toranja pois podem talhar o iogurte.


Usei iogurte de soja com sabor morango, uma alternativa mais saudável ao tradicional iogurte de vaca.

Vejam o video e sigam o canal no youtube :)

terça-feira, março 11, 2014

[Receita] Tarte de Abóbora e Amêndoas

O que fazer quando temos muita quantidade de um certo ingrediente? Uma tarte, pois claro! Eu tinha cá em casa imensa abóbora e não sabia o que fazer ... Surgiu assim a ideia de fazer esta tarte de abóbora. Algo que nunca tinha feito, mas que já tinha visto por ai. A tarte de Abóbora é um doce muito comum nos países Anglo-saxónicos!

As suas sementes são uma grande fonte de ácidos gordos essenciais, com efeito anti-inflamatório e regulador da produção de DHT (um derivado da testosterona implicado em doenças da próstata, queda de cabelo e acne). É uma boa fonte de proteínas. Contém vários minerais e vitaminas (ferro, cálcio, fósforo, vitamina A, E e complexo B) com efeito antioxidante, anti-inflamatório e regulador do sistema nervoso. [1]

 E por incrível que parece era um legume, muito pouco utilizado até à pouco tempo (isto baseando-me na historia da humanidade) , a abóbora na terra da minha mãe era dada aos porcos! Um desperdício de vitaminas e minerais.

Para fazer esta receita baseei-me numa receita base que encontrei no blog Pão, Bolos e Cia. Mas fiz algumas adaptações: Acrescentei mais abóbora, não coloquei natas ácidas, e adicionei amêndoas levemente torradas no topo, substitui os ovos por ovos de linhaça e alguma farinha de arroz e de amêndoa.

A abóbora a cozer

Tostando as amêndoas

O recheio da tarte já está pronto!

Antes de ir ao forno

Depois de ir ao forno

Vai uma fatia?

Ingredientes:

Para o Recheio:

400g de puré de abóbora (cozer o dobro, pois reduz pra metade)
3 ovos de linhaça ( 3 c.sopa de linhaça + 9 c.sopa de água)
160g de açúcar amarelo
1/4 colher (chá) de canela moída
1/4 colher (chá) de gengibre moído
1/4 colher (chá) de noz-moscada moída
1/4 colher (chá) de sal

2-3 colheres de sopa de farinha de arroz ou de aveia
4-5 colheres de sopa de farinha de amendoa
Amêndoas laminadas e tostadas 

Para a massa folhada:

Ver a receita aqui

Preparação:

Esticar a massa numa forma de fundo amovível forrada com o papel vegetal da massa.
Picar o fundo da massa com um garfo.

Bater os ovos de linhaça, com o açucar ate ficar uma mistura esbranquiçada. Juntar os restantes ingredientes (menos as amendoas) e bater.
Tostar as amendoas numa frigideira.
Colocar o recheio sobre a massa , e meter as amendoas por cima, levar a assar 40min. em forno pré-aquecido a 180ºC até estufar e ganhar cor.
Retirar do forno e deixar arrefecer na forma.


 [1] http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/lista-alimentos-saudaveis/abobora.html

Bom Apetite!

[Receita] Massa Folhada

Esta é Receita básica de massa folhada que costumo usar, é otima para tartes.
E mesmo para quem não sabe fazer ou nunca fez fica muito bem.
No final podem congelar a massa que não usarem.

Ingredientes:
  • 500 grs. de farinha
  • 400 grs. de margarina
  • 2 ovos de linhaça (2 c.sopa de linhaça moida + 4 c.sopa de água)
  • 2,5 dl de água fria (aprox.)
  • sal (10 grs. aprox.)
Preparação:

Peneire a farinha sobre a mesa, junte uma colher de margarina macia (trabalhada à mão) misture e faça um monte.
Abra uma cova no meio e deite aí a linhaça e a pouco e pouco a água onde dissolveu o sal.
Amasse rapidamente, molde uma bola e deixe descansar pelo menos 20 minutos.
Estenda a massa em círculo e coloque por cima a gordura cortada em quadradinhos.
Cubra a gordura com a massa de modo a ter uma bola (embrulho).
Estenda a massa com o rolo e farinha dando-lhe a forma de rectângulo comprido.
Dobre a massa em três partes, dê-lhe meia volta e volte a estender e a dobrar da mesma maneira.
Dobre a massa como se disse mais duas vezes obtendo assim seis meias voltas e respectivas dobras.
A massa pode descansar entre cada duas meias voltas ou apenas depois de quatro meias voltas.
Depois de dadas as seis meias voltas deixe a massa descansar 10 minutos pelo menos e estenda-a com a espessura desejada para o fim a que se destina.

quinta-feira, março 06, 2014

Vegan: Que Produtos Utilizar?


Perdido(a) na hora das compras? Que marcas não têm produtos de origem animal? Quais as que testam ou não os seus produtos em animais?

Para ajudar a responde a estas questões, surgiu esta ideia em conjunto com a página La Maison du Tofu. Apresentamos aqui uma lista de marcas vegan!
Sem produtos de origem animal e portanto cruelty-free. Incluímos marcas de alimentação, cosmética e higiene pessoal, detergentes, alimentação animal e roupa e calçado !

Se tiverem conhecimento de mais, façam o favor de partilhar!
Esta lista é de todos e para todos.

Nota: Á frente de cada marca está uma seta indicando o local onde podem comprar produtos dessa marca.
Quando não aparece seta, é porque o produto se encontra à venda em supermercados (Jumbo, Continente, Pingo Doce...)

Alimentação:

Alpro Soya
Midzu > http://www.centrovegetariano.org/
Herdade de Carvalhoso > http://www.centrovegetariano.org/
Gouchi > http://www.centrovegetariano.org/
Sheese > http://www.centrovegetariano.org/ ou Loja vegetariana
Biovegan > http://www.centrovegetariano.org/ ou Loja vegetariana
Plamil > http://www.centrovegetariano.org/
Próvida > http://www.centrovegetariano.org/
Qi-Teas > http://www.centrovegetariano.org/
Veganicity > http://www.centrovegetariano.org/
Natursoy > Celeiro
Provamel > Celeiro
Naturefoods > Celeiro
Soyatoo > www.fairfair-online.com
VeganFood > www.veganfood.pt
Wheaty > www.wheaty.com
Vantastic Foods > www.vantastic-foods.com
Fair Fair > www.fairfair-online.com
Seara
Salutem
Vive Soy
Diese
Sojasun
Sonatural
Pur Natur
Jardin Bio
Joya
Almendrola
Natumi
Isola Bio
Rice Dream
Diet Radisson
SantiVeri
Cem Porcento (Apenas alguns produtos são vegan, alguns têm corantes de origem animal como o E120)
Raw-bite > Merciaria Biologica Provabio e em Pronatural
Roo'bar > Merciaria Biologica Provabio e em Pronatural
Rawfood > Merciaria Biologica Provabio e em Pronatural
Ox Nature > https://www.facebook.com/OXnaturehttp://www.oxnature.com
Otoctone > http://www.otoctone.pt/
Iswari > http://pt.iswari.net/

Cosmética e higiene pessoal:

Faith in nature > http://www.centrovegetariano.org/
Biobao > http://www.centrovegetariano.org/
Biobi > http://www.centrovegetariano.org/
Couto S.A
Fiordiluna > http://www.centrovegetariano.org/
Glyde > http://www.centrovegetariano.org/
Urtekram > http://www.centrovegetariano.org/
Dr.Organic > Celeiro
Jason > Celeiro
Sante > Celeiro
Logona > Celeiro
Cattier > Celeiro
bwc (beauty without cruelty) > http://www.fairfair-online.com/
Suma > http://www.fairfair-online.com/
Klorane
E.L.F. – Os cosméticos são vegan, alguns pinceis não.
Caudalie
L'Occitane
Steam Cream > https://www.steamcream.eu
Rituals (os batons têm cera alba, nao sao veganos)
Lush (Nao testa em animais, a maioria dos produtos é vegan) > https://www.lush.pt (veja na secção loja as lojas fisicas)
Essential care > Merciaria Biologica Provabio
Balm Balm > em Pronatural ou Loja vegetariana

Detergentes:

Bio-D > http://www.centrovegetariano.org/ e em Loja Vegetariana
Faith in Nature > http://www.centrovegetariano.org/ e em Loja Vegetariana
Midzu > http://www.centrovegetariano.org/
Ecover > http://www.centrovegetariano.org/
Ecozone > http://www.fairfair-online.com/
Greenscents > em Loja Vegetariana

Alimentação animal:

Amì > http://www.fairfair-online.com/ , http://www.centrovegetariano.org/ ou http://lojavegetariana.pt/

Roupa e Calçado:

Rise Clan > http://www.fairfair-online.com/
Vegetarian Shoes > http://www.fairfair-online.com/
NAE - Vegan Shoes > http://www.nae-vegan.com em http://lojavegetariana.pt/ ou em Loja Vegetariana
Foot Zero > https://www.facebook.com/veganfoot

segunda-feira, março 03, 2014

[Receita] Bolinhos de Aveia


Muitas vezes vemos a aveia ser utilizada em pratos doces. Mas ela também fica otima em salgados, foi pensar nisso que me inspirei nesta receita. Até porque muitas vezes, tenho aveia na despensa e não sei bem o que fazer com ela.

Esta é uma forma saborosa de utilizar a aveia. Utiliza sobretudo ingredientes de cor laranja/amarelo, a cenoura, a abobora, o caril. Fica com uma cor bonita e é rica em beta-caroteno, um derivado da vitamina A. 

(Uma ideia que me surgiu, juntar um pouco de leite de coco. Será que dá um toque especial?)

Ingredientes:
  • Aveia
  • Cenoura
  • Abóbora
  • Alho Francês/Alho Porro
  • Cebola
  • Alho
  • Azeite
  • Cominhos, Caril
  • Sal e pimenta
Preparação:
1- Cozer a Abóbora.
2- Hidratar a aveia com a água de cozedura da Abóbora.
3- Fazer um refogado com Alho, cebola e azeite.
4- Adicionar ao refogado caril, cominhos, cenoura ralada e o alho porro cortado em pedacinhos pequenos.
5- Deixar refogar por uns minutos e depois juntar a abóbora e a aveia.
6- Mexer bem até que comece a descolar das paredes da frigideira e fique uma espécie de uma bola.
7- Tirar a mistura para um prato, deixar arrefecer e fazer pequenos bolinhos (uma espécie de mini hambúrguer).
8- Colocar os bolinhos na frigideira untada com azeite e fritar um pouco de cada lado ate ficarem dourados.
9- Servir a gosto. Eu coloquei molho de tomate por cima e acompanhei com massa.

Bom Apetite!